– Se o tempo não colaborar e o sol não aparecer por vários dias, vou ficar sem luz?
Não, você não ficará sem luz. Os sistemas fotovoltaicos não precisam de um dia de céu limpo, com muito sol, para operar. Na verdade, mesmo em dias nublados, eles produzem energia elétrica.
– A energia tem a mesma “força” e “capacidade” da energia elétrica normal?
Sim, o sistema não tem nenhuma diferença da energia fornecida pela concessionária.
– Os painéis que vão no telhado duram quanto tempo? Tenho que trocar a cada ano?
Não é preciso trocar a cada ano. Os módulos duram, pelo menos, 25 anos, sem a necessidade de qualquer mudança estrutural. Anualmente, é preciso fazer uma limpeza das placas. Algo bem simples, que a RAS pode fazer para você.
– Quais são as vantagens em aderir a esse tipo de sistema?
Economia de até 95% na conta de luz;
Contribuição com o meio ambiente, através do uso de energia renovável e limpa;
Funcionamento silencioso, simples e confiável;
Sistema modular, pode ser ampliado, conforme necessidade do cliente;
– O que é o Sistema de Compensação de Energia Elétrica?
Esse sistema é também conhecido por net metering. Nele, o consumidor, instala pequenos geradores em sua unidade consumidora (por exemplo, painéis solares fotovoltaicos e pequenas turbinas eólicas) e a energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês subsequente. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 36 meses. Há ainda a possibilidade do consumidor utilizar esses créditos em outra unidade (desde que as duas unidades consumidoras estejam na mesma área de concessão e sejam do mesmo titular).